Atividades Internas



Para nossos membros


O MTE realiza atividades que são direcionadas para o desenvolvimento de seus membros. Estas atividades se repetem todos os semestres, com algumas delas voltadas para os trainees. As atividades são:

  • Teias de Conhecimento

    Um membro tem conhecimento de algum assunto e deseja passar para os outros? A oportunidade está nas teias de conhecimento do MTE. As teias de conhecimento foram criadas para compartilhar informações, assuntos e estudos entre membros, além de aprimorar a apresentação do membro no palco.

    O membro que decide fazer a teia fica com a responsabilidades de criar a apresentação (na mídia que desejar), divulgar para o MTE (divulgação interna) e, por fim, executar. Após a apresentação por e-mails é enviada uma planilha de feedback a todos os participantes, afim deles darem sugestões sobre comportamento, fala, organização e diversos pontos de uma apresentação.

    Teias de conhecimentos são muito comuns no MTE. Algumas realizadas foram: Gestão de Tempo, Canvas, Marketing Online, Lean Thinking e porte social, etc.

  • Teias de Ferramentas

    Compartilhamos conhecimentos que alguns membros tem de uma ferramenta específica com todo grupo MTE. Diversas teias de ferramentas acontecem todo o semestre. Todas as ferramentas ensinadas por estas teias são muito utilizadas nos trabalhos do MTE. Algumas delas são: gmail, photoshop, Asana, Wiki, etc. Por vezes essas teias também são atividades externas, ou seja, são convidados pessoas que não são membros da entidade.

  • Corujão

    O Corujão é uma dinâmica geralmente noturna cujo objetivo é integralizar os membros do MTE como um todo, com atividades, jogos; um evento de confraternização que visa a união dos membros para com um todo, seja rever um colega de trabalho que já se conhecem, ou gerar novos laços entre os novos membros.

    Normalmente ele é realizado dentro do próprio campus universitário da Unicamp, ao longo de uma madrugada inteira, sendo pré-datada conforme o melhor dia e horário dos membros, para englobar a maioria deles.

  • Feedbacks

    Os feedbacks são uma das atividades distintas do grupo do MTE, na qual visa a oportunidade de todo o grupo gerar, e obter criticas construtivas dos membros com os quais ele trabalha diariamente, mas mantendo o anonimato das criticas em respeito a todos.

    Essa possibilidade de critica permite aos membros serem capazes de aprender com os outros em que características eles são excelentes e valorizados, e eme quais eles ainda tem que aprimorar, ou possuem dificuldades em realizar, podendo assim buscar se desenvolver melhor ao longo do período dentro do grupo.

    Eles são devidamente compilados e distribuídos aos membros, após a compilação.

  • MTED

    O MTED é uma nova atividade em desenvolvimento, que visa unir os membros em uma atividade de integralização, nos quais eles se reúnem pra assistir palestras de TED Talks previamente selecionadas a gosto pelos membros que desejarem realizar e executar a tarefa, para gerar um espaço de debate, para criar novas opiniões e desenvolver a critica pessoal de cada membro que participar do evento.

  • Café com ex-membro

    O Café com ex-membro é um momento de confraternização entre membros da atual gestão da entidade, com aqueles que fizeram parte da mesma, para que os novatos possam ver quais os impactos e mudanças no estilo de vida que o MTE é capaz de causar a antigos membros, e ver até onde eles chegaram profissionalmente com suas decisões, além de dividir experiências anteriores das antigas gestões com as atuais.

    Um espaço de descontração, e de diálogo informal, normalmente durando uma tarde ou manhã inteira (dependendo do âmbito e animo dos membros participantes, e do ex-membro convidado cordialmente).

  • Cine MTE

    A atividade busca promover a capacidade de discussão dos membros do MTE, através da exibição de filmes que levantem questões e debates, além de promover a integração entre os membros do grupo. Nas últimas edições foram exibidos os filmes “Onde os Fracos Não Têm Vez” e “Os Intocáveis” em 2014, em parcerias com os Centros Acadêmicos CAFEQ e CABS.

  • Ciclo de Oratória

    A atividade busca auxiliar no processo de melhoria da capacidade de oratória dos membros, através da apresentação de conteúdos e técnicas de oratória e postura corporal, além do espaço para treino de apresentações com feedbacks pontuais. O conteúdo da atividade foi elaborado ao longo do segundo semestre do ano, para sua apresentação ao longo do ano de 2015. Cada edição deste evento há um foco diferente, por exemplo, já houve o foco para entrevista como também já teve para apresentações. É uma atividade que ocorre em mais de um dia, sendo realmente um treinamento com certificado.

  • English Meeting

    A atividade busca fornecer um espaço para o treino da língua inglesa, em especial a capacidade de conversação. São utilizados vídeos e textos sobre determinado tema em inglês para o treino das capacidades de leitura e escuta, além de servir de base para discussões para treino da capacidade de conversação. No primeiro semestre de 2014, a atividade foi ministrada com participação especial do Prof. Dr. Lisboa, da Faculdade de Engenharia Química, pela sua vivência no exterior e a experiência com os cursos de extensão em inglês.

  • Treinamentos de Conteúdo

    Treinamento de aperfeiçoamento pessoal e profissional, com intuito de desenvolver habilidades específicas e de trazer palestras e cursos diferenciados que não é porprocionado durante os curso. Os temas abordados são bem variados a cada ano com o que os membros do MTE e os alunos da Unicamp (visto por meio de enquetes e pesquisa de campo feitos pelo grupo) querem ter.

    Alguns exemplos são treinamento de Metas, treinamento de Liderança, treinamento de Produtividade.